O que é Foley e efeitos sonoros?
top of page

O que é Foley e efeitos sonoros?


Você sabia que a sonorização no cinema surgiu junto com o nascimento da sétima arte? É isso mesmo. Até no chamado "cinema mudo" o som era uma parte importante, uma vez que as sessões eram acompanhadas por concertos ao vivo para o público. "O som nos faz mergulhar na imagem, causando ainda mais sensações, como medo, risos e emoção", explica o sounddesigner e compositor de trilha sonora Mago Andrade, responsável pelo som de longas como "Além da Lenda- Filme" e "Recife Assombrado".


Todo filme possui uma trilha sonora, que, muitas vezes, pensamos ser somente a música. A realidade, no entanto, é bem diferente. Para além da música, a trilha sonora é tudo aquilo que compõe o som do filme: os efeitos sonoros, a ambiência, o foley e, é claro, o diálogo entre as personagens. Os efeitos podem ser de sons comuns ao dia-a-dia que não podem ser gravado em estúdio, como o som de um helicóptero, mas também podem ser sons criados, que nunca ouvimos, a exemplo do som emitido por um dinossauro ou por uma nave futurística (esses são produzidos por um designer especializado no assunto). Já o foley, é todo som que é possível ser gravado em um estúdio, sincronizado com a cena: passos, ruído de roupa, batida de porta, objetos etc. Trata-se de sincronizar o som com a imagem, no intuito de trazer uma naturalidade para a cena.



Para conseguir uma boa sonorização existem algumas etapas primordiais. Uma delas é garantir uma boa captação. Os captadores são dispositivos que interpretam a vibração da onda sonora. No geral, existem dois tipos de captadores: o primeiro grupo é o dos microfones, chamados de captadores eletromecânicos. O segundo grupo é composto pelos eletromagnéticos, que são utilizados em violões elétricos, guitarras e baixos.

Outra etapa bem importante para se obter um resultado satisfatório na sonorização está relacionada aos condutores: os fios e cabos, principalmente. Esses equipamentos são chamados de condutores por transportar a corrente elétrica transformada pelos captadores até o próximo estágio. Já a mixer, também conhecida como a mesa de som, é o equipamento responsável por misturar um ou mais canais de áudio, podendo alterar diversos parâmetros. Os mais comuns deles são o nível do canal, a equalização, o ganho, assim como os efeitos. Em outras palavras, com a mesa de som você poderá desenvolver e transformar artisticamente o seu som.


Outras informações:

Mago Andrade atua no mercado audiovisual há mais de dez anos e ficou conhecido por ser o responsável pela trilha sonora de série de de TV como "Pedrinho e a Chuteira da Sorte" (TV Globo) e também dos longas "Além da Lenda - Filme" (2022) e "Recife Assombrado" (2019). Ele também é professor da Escola Viu Cine de Criatividade. Abaixo você pode assistir gratuitamente uma aula dele sobre Desenho de Som. Boa aula!



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page