O que é Foley e efeitos sonoros?


Você sabia que a sonorização no cinema surgiu junto com o nascimento da sétima arte? É isso mesmo. Até no chamado "cinema mudo" o som era uma parte importante, uma vez que as sessões eram acompanhadas por concertos ao vivo para o público. "O som nos faz mergulhar na imagem, causando ainda mais sensações, como medo, risos e emoção", explica o sounddesigner e compositor de trilha sonora Mago Andrade, responsável pelo som de longas como "Além da Lenda- Filme" e "Recife Assombrado".


Todo filme possui uma trilha sonora, que, muitas vezes, pensamos ser somente a música. A realidade, no entanto, é bem diferente. Para além da música, a trilha sonora é tudo aquilo que compõe o som do filme: os efeitos sonoros, a ambiência, o foley e, é claro, o diálogo entre as personagens. Os efeitos podem ser de sons comuns ao dia-a-dia que não podem ser gravado em estúdio, como o som de um helicóptero, mas também podem ser sons criados, que nunca ouvimos, a exemplo do som emitido por um dinossauro ou por uma nave futurística (esses são produzidos por um designer especializado no assunto). Já o foley, é todo som que é possível ser gravado em um estúdio, sincronizado com a cena: passos, ruído de roupa, batida de porta, objetos etc. Trata-se de sincronizar o som com a imagem, no intuito de trazer uma naturalidade para a cena.



Para conseguir uma boa sonorização existem algumas etapas primordiais. Uma delas é garantir uma boa captação. Os captadores são dispositivos que interpretam a vibração da onda sonora. No geral, existem dois tipos de captadores: o primeiro grupo é o dos microfones, chamados de captadores eletromecânicos. O segundo grupo é composto pelos eletromagnéticos, que são utilizados em violões elétricos, guitarras e baixos.

Outra etapa bem importante para se obter um resultado satisfatório na sonorização está relacionada aos condutores: os fios e cabos, principalmente. Esses equipamentos são chamados de condutores por transportar a corrente elétrica transformada pelos captadores até o próximo estágio. Já a mixer, também conhecida como a mesa de som, é o equipamento responsável por misturar um ou mais canais de áudio, podendo alterar diversos parâmetros. Os mais comuns deles são o nível do canal, a equalização, o ganho, assim como os efeitos. Em outras palavras, com a mesa de som você poderá desenvolver e transformar artisticamente o seu som.


Outras informações:

Mago Andrade atua no mercado audiovisual há mais de dez anos e ficou conhecido por ser o responsável pela trilha sonora de série de de TV como "Pedrinho e a Chuteira da Sorte" (TV Globo) e também dos longas "Além da Lenda - Filme" (2022) e "Recife Assombrado" (2019). Ele também é professor da Escola Viu Cine de Criatividade. Abaixo você pode assistir gratuitamente uma aula dele sobre Desenho de Som. Boa aula!



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo