O mercado de animação cresce a passos largos no Brasil e, naturalmente, isto faz aumentar a procura pelos cursos especializados na área. Esta tendência também se observa no sucesso das produções brasileiras em festivais internacionais.
É o caso da série Irmão do Jorel, vendedora do Prêmio Quirino 2019 de melhor série em animação Ibero-Americana. Em Pernambuco, a Viu Cine se destaca com as séries Além da Lenda e Pedrinho e a chuteira da sorte. Em 2020, a produtora se programa para lançar o primeiro longa de animação do estado - o Além da Lenda filme .
Em pleno cenário promissor, uma pergunta sobrevoa a mente dos interessados em fazer cinema de animação: eu preciso, obrigatoriamente, saber desenhar para poder fazer animação? A resposta é mais surpreendente do que você imagina. Acompanhe.
Por mais incrível que pareça, a resposta é não. Você não precisa, obrigatoriamente, saber desenhar para trabalhar como animador(a) nos principais estúdios do país. É claro que possuir esta habilidade é uma imensa vantagem, mas ela não é pré-requisito. Vamos explicar melhor esta história.
A animação é dividida em várias etapas. Vejamos quais são: roteiro, storyboard, design de personagens, direção de arte, animação, dublagem e outras áreas.
A direção de arte consiste na tarefa de pensar visualmente todos os elementos do projeto, tal como personagens, cenários e demais itens de composição da obra. Esta tarefa, no final das contas, exige a habilidade com desenhos.
Diferentemente, portanto, das outras áreas, que não exigem conhecimento prévio em desenho.
No caso do animador, é importante que possua noções básicas de movimento, comportamento e postura em cena. Esta característica será fundamental para ele pensar o desenvolvimento da animação.
Gostou deste conteúdo? Curte nossa páginas nas redes sociais e compartilha todas as nossas informações sobre o mercado de animação.
Comments