Eu preciso saber desenhar para fazer uma animação?
top of page
  • Foto do escritorViu Cine

Eu preciso saber desenhar para fazer uma animação?

Atualizado: 18 de fev. de 2020


O mercado de animação cresce a passos largos no Brasil e, naturalmente, isto faz aumentar a procura pelos cursos especializados na área. Esta tendência também se observa no sucesso das produções brasileiras em festivais internacionais.


É o caso da série Irmão do Jorel, vendedora do Prêmio Quirino 2019 de melhor série em animação Ibero-Americana. Em Pernambuco, a Viu Cine se destaca com as séries Além da Lenda e Pedrinho e a chuteira da sorte. Em 2020, a produtora se programa para lançar o primeiro longa de animação do estado - o Além da Lenda filme .


Em pleno cenário promissor, uma pergunta sobrevoa a mente dos interessados em fazer cinema de animação: eu preciso, obrigatoriamente, saber desenhar para poder fazer animação? A resposta é mais surpreendente do que você imagina. Acompanhe.


Por mais incrível que pareça, a resposta é não. Você não precisa, obrigatoriamente, saber desenhar para trabalhar como animador(a) nos principais estúdios do país. É claro que possuir esta habilidade é uma imensa vantagem, mas ela não é pré-requisito. Vamos explicar melhor esta história.



A animação é dividida em várias etapas. Vejamos quais são: roteiro, storyboard, design de personagens, direção de arte, animação, dublagem e outras áreas.


A direção de arte consiste na tarefa de pensar visualmente todos os elementos do projeto, tal como personagens, cenários e demais itens de composição da obra. Esta tarefa, no final das contas, exige a habilidade com desenhos.


Diferentemente, portanto, das outras áreas, que não exigem conhecimento prévio em desenho.


No caso do animador, é importante que possua noções básicas de movimento, comportamento e postura em cena. Esta característica será fundamental para ele pensar o desenvolvimento da animação.


Gostou deste conteúdo? Curte nossa páginas nas redes sociais e compartilha todas as nossas informações sobre o mercado de animação.











306 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page