JANGADEIROS DE SÃO PEDRO TEM SUA ESTREIA MARCADA PARA MARÇO
top of page

JANGADEIROS DE SÃO PEDRO TEM SUA ESTREIA MARCADA PARA MARÇO



Série documental Jangadeiros de São Pedro, produzida pela Viu Cine e com direção de Neco Tabosa, que mistura animação com entrevistas, será exibida em março na TV Pernambuco. E nela, vamos conhecer a épica jornada de quatro jangadeiros cearenses que em 1941 iniciaram uma extraordinária mobilização dos trabalhadores da pesca em busca dos seus direitos. 


Quem assina a direção é o premiado diretor Neco Tabosa, e traz quatro episódios que equilibra cenas em animação 2D e registros em live-action. Assim, ele vem com a proposta de nos apresentar a história real juntamente com trechos de ficção para ser possível a recriação do raid da São Pedro, que aconteceu em Fortaleza na década de 1940.


Os quatro jangadeiros saíram da capital cearense em uma embarcação precária e foram em direção ao Rio de Janeiro, que na época era a capital do Brasil. Eles possuíam o objetivo de exigir ao presidente Getúlio Vargas a devida inclusão dos pescadores na consolidação de leis trabalhistas (CLT), onde naquela época ainda era recente e garantia aos trabalhadores seus direitos básicos.


Assim, por 61 dias, passando pelas diversas capitais nordestinas e com grande cobertura da imprensa, essa mobilização atraiu a atenção não só do nosso país como também do diretor norte-americano Orson Welles, trouxe aos cinemas, pela primeira vez a reconstrução da saga dos pescadores na sua obra incompleta it's all true.


"O foco aqui é todo ajustado para revelar o pensamento dos jangadeiros, homens de educação formal precarizada, mas de muita sabedoria na construção de relações comunitárias, na leitura dos ventos e da navegação guiada pelas estrelas. No Jangadeiros da São Pedro, tentamos colocar estes homens no centro da narrativa. Eles contam, por meio de um recurso ficcional, a própria história" - conta Ulisses Brandão, produtor executivo do filme.


Nós podemos contar no elenco de voz, nomes consagrados em Pernambuco, como Arthur Canavarro (Som ao Redor, Fim de Festa e Organismo), Lepè Correia (ator, professor, músico e psicólogo), Orum Santana (dançarino) e Samuel Santos (dramaturgo). Eles ficaram responsáveis por dar a voz aos quatro jangadeiros.




"Esse filme é importante porque resgata vozes não-gravadas de personagens da História do Brasil que sempre foram pouco registrados" - comentou Brandão


A série ainda conta com as imagens de acervo e se apoiou nelas para o desenvolvimento do roteiro, abordando o diário de bordo de um dos jangadeiros, e a linguagem que conta com uma contemporaneidade a partir da poesia falada do Slam das Minas, fortes tanto em Pernambuco quanto em São Paulo.


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page