Confira 6 animações que retratam o carnaval brasileiro
top of page
  • Foto do escritorViu Cine

Confira 6 animações que retratam o carnaval brasileiro

Atualizado: 21 de fev. de 2020


Em Pernambuco, já é Carnaval há muito tempo. As ruas do Recife Antigo, na área central da cidade, e as ladeiras de Olinda fervem há alguns meses. Mas a festa oficial mesmo começa nesta sexta-feira(21) e só termina na fatídica quarta-feira de cinzas.


A folia de momo é uma das mais tradicionais festividades brasileiras e expressa diversas manifestações populares, como Frevo, Samba, Maracatu e tantas outras atrações.


Diante dessa riqueza, o cinema não ficaria alheio a este caldeirão cultural. Muitas produções audiovisuais retratam de alguma forma um elemento carnavalesco: os blocos, as canções, as tensões sociais e a história. A animação não poderia ficar de fora. Muitas produções também abordaram em seus episódios ou longas esta festa maravilhosa.


Nós listamos para vocês seis animações que retrataram o carnaval brasileiro. Confira.




01. ZÉ CARIOCA E O CARNAVAL NO BRASIL




O cinema de animação, na década de 1940, foi um importante instrumento de aproximação política entre o Brasil e os Estados Unidos. Para selar a aliança diplomática entre os dois países, os americanos lançaram a "Política da Boa Vizinhança", uma estratégia de submeter os países latino-americanos ao poder dos EUA por meio de uma ação cultural, e não mais por meio de conflitos armados. Neste contexto, Walt Disney criou o personagem Zé Carioca, um papagaio simpático que colocou em cena as caricaturas sobre o brasileiro.


O papagaio incorporou o malandro, sambista e o apaixonado por carnaval. A primeira produção com este tema foi o Alô, amigos, em que Zé Carioca é apresentado ao Pato Donald. Depois, no episódio Você já foi à Bahia, os dois passeiam pelas belezas nacionais. Nos dois episódios, aparecem referências ao carnaval brasileiro.


02. MENINO E O MUNDO




Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016, o filme O menino e o mundo é uma história de extrema sensibilidade e de aguçada crítica sobre as relações sociais. Ele conta a história de um menino que sai de um pequeno sítio em busca de seu pai, que havia deixado a família para procurar emprego em uma grande metrópole. Nesta investida, o menino se depara com uma realidade hostil e insensível. Em dois momentos do filme, ele se incorpora a um bloco de carnaval. Na primeira oportunidade, ele estranha a festa. Na segunda, ele se envolve com os foliões, mas se assusta com a repressão que acomete o bloco e encerra a animação.


03. MICKEY E MINNIE NO RIO DE JANEIRO



Outra animação de Walt Disney que caiu na folia foi o Mickey Mouse. Em um episódio, ele e a Minnie estão se divertindo no carnaval do Rio de Janeiro. De repente, Minnie começa a voar com sua fantasia de penas e o Mickey desanda a correr atrás dela pelas avenidas cariocas. Uma graça este episódio.



04. É CARNAVAL NAS QUATRO LINHAS



Na série de animação Pedrinho e a chuteira da sorte, produzida pela Viu Cine, a festa é retratada no episódio 11. Pedrinho e Tadeu estão com as notas baixas. Para recuperar e passar por média, eles vão precisar se apresentar na festa de carnaval da escola. Acontece que eles estão sem fantasia e vão precisar descolar algum adereço em poucas horas. O episódio mostra os dois correndo contra o tempo para conseguir desfilar e passar de ano. Esta história é um barato.


05. AS FANTASIAS DA TURMA DA MÔNICA



Esta turminha que é um sucesso no Brasil também adora um carnaval. Neste episódio, Mônica e Magali estão se aprontando para a festa, ajustando a fantasia e escolhendo os melhores adereços. Mas Cebolinha e Cascão, como sempre, estão tentando sabotar o barato das meninas e tentam atrasar a organização delas para a folia. O bom é que, no final, todo mundo gosta mesmo é do carnaval. Muito legal este episódio.


06. BITA NO RITMO DA FOLIA



A produção pernambucana Mundo Bita, sucesso no youtube, não poderia ser diferente e também caiu na folia. Eles lançaram o clip Carnaval do Bita, em que uma marchinha animadíssima convida a galerinha para curtir as festinhas de carnaval. Uma maravilha!




1.370 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page