A importância das atividades manuais
top of page
  • Foto do escritorViu Cine

A importância das atividades manuais

As atividades manuais demandam, por óbvio, certa aptidão, mas, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um “dom” para se iniciar em algum trabalho assim. Seja música, desenho, pintura, cerâmica ou até reparos em casa, com disposição, concentração e paciência, qualquer pessoa tem capacidade de começar. O fazer manual traz uma certa independência, já que você poderá produzir aquilo que antes teria que comprar, podendo ser também uma fonte de renda.



As atividades artesanais nos colocam num estado meditativo, pois exigem presença e atenção plena, o que é extremamente pertinente para aqueles que sofrem de ansiedade, por exemplo. Escolher algo que te contemple e tirar um momento para isso é uma forma de autocuidado e de manutenção da saúde mental e cognitiva. Já foi cientificamente comprovado que durante o processo criativo, o sistema nervoso é estimulado, fazendo com que o cérebro trabalhe na tomada de decisões e amplie a capacidade de lidar com situações do dia-a-dia. Tudo isso nos faz pensar fora da caixa, além de prevenir ou retardar doenças futuras, como as demências.



"Focar em algum trabalho manual é uma espécie de convite a um autoconhecimento, para se conectar consigo mesmo", explica a coordenadora da escola Viu Cine de Criatividade Karinne Maciel. "Fazer atividades com as próprias mãos só traz coisas boas, seja na vida pessoal como na profissional, reduzindo a ansiedade e aumentando a autoestima", completa.


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page