Para sentir medo: conheça os subgêneros do terror
top of page
  • Foto do escritorViu Cine

Para sentir medo: conheça os subgêneros do terror

Atualizado: 20 de fev. de 2020


Gosta de sentir um pouco de medo ao assistir filme ou maratonar séries nos serviços de streaming? Então, se prepare. Este post é especialmente para você que adora filme de terror.


A indústria do cinema sempre investiu neste formato de filme e ele faz absoluto sucesso fora do Brasil. Aqui, as produções são menos intensas, mas não menos importantes. Temos obras referências no gênero e que representam bastante a qualidade do audiovisual brasileiro. Em fevereiro de 2020, perdemos José Mojica Marins, o pai do cinema de terror no Brasil. Ele se destacou no subgênero trash e serviu como referência para as gerações seguintes indicando que era possível fazer cinema de terror no Brasil.


Se você é fã de filme terror, continue lendo este texto. Nós preparamos uma listinha para explicar um pouco os principais subgêneros e as características de cada um. Além de relembrar obras clássicas, prometemos que você jamais voltará a assistir cinema de terror como antes. Preparados para esta viagem? Vamos nessa!


01. TERROR SOBRENATURAL


O sobrenatural sempre mexe com a imaginação humana. Por isso, os filmes que tratam desta sensação são um sucesso de público. O roteiro, geralmente, aborda a presença de uma força sobrenatural. Ela pode ser violenta ou pode ser pacífica. Em linhas gerais, são seres demonizados que tentam destruir algum ser humano. Nem sempre existe um motivo aparente nestes ataques. Um clássico desse subgênero é O Exorcista(1973).


02. TERROR TEEN



Este subgênero se destaca pelo seguinte roteiro: um grupo de jovens se reúne. Na maioria dos casos, em um local distante das cidades, muito bonito e bem com aquele clima de natureza. Inicialmente, prevalecem a animação, o entrosamento entre o grupos, muitas brincadeiras e relacionamentos amorosos.. De repente, a chave vira. Surge aleatoriamente um elemento estranho, assustador e violento. Ele pode variar de aspecto: pode vir com um aspecto humano, animal ou uma figura sobrenatural. A sequência da narrativa envolve violência, sangue e mortes. Um filme clássico nesta proposta é o Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (1997).


03. TERROR SLASHER




Os filmes deste subgênero são frequentemente marcados pela presença de um indivíduo transtornado que resolve passar a limpo seus traumas exterminando os seus potenciais inimigos ou motivadores do transtorno. Nos roteiros, geralmente eles possuem uma arma cortante e tomam a decisão de eliminar quem esteja ao seu alcance. Um exemplo icônico deste subgênero é o Sexta-feira 13(1980)


TERROR GORE



Os especialistas afirmam que só os fortes suportam este subgênero. Com cenas de impacto, o Gore é reconhecido pelas cenas absolutamente sangrentas e exposição de corpos feridos, mutilados e com direito aos órgãos expostos na tela. Um clássico neste segmento é o filme O Albergue(2005).


TERROR FOUND FOOTAGE


Com um custo de produção baixo, os filmes deste subgênero fazem um relativo sucesso atualmente e ganham projeção pela diversidade de situações envolvidas no roteiro. É possível encontrar histórias figuras sobrenaturais, maníacos que filmam suas ações, até episódios do fim do mundo. Um exemplo bem sucedido desta linha é o filme Atividade Paranormal(2007).




TERROR THRILLER


Este subgênero do cinema de terror é bem aberto e pode está presente em outros gêneros, como ação. Ele é marcado pela presença constante de um indivíduo assustador que está o tempo todo perseguindo alguém na trama. Esta figura sombria não aparece e nem é identificada de imediato. Permanece indecifrável até os momentos finais. Uma referência nesta linha é o filme Recife Assombrado, produzido pela Viu Cine e com direção de Adriano Portela. Ele estreou em 2019.


TERROR TRASH


Imagine animais, vermes e até tomates se voltando contra os seres humanos? Este aspecto que mescla o tosco com o violento, repleto de sanguinolência e morte, é típico do cinema de terror trash. O filme O ataque dos vermes malditos é um exemplo desta proposta assustadora. Aqui no Brasil, uma importante referência neste subgênero são os filmes de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, cuja obra À meia-noite levarei sua alma é tida como a mais emblemática de sua carreira.


TERROR PSICOLÓGICO



Entre os mais famosos subgêneros, o terror psicológico trabalha mais as situações adversas pelo olhar do protagonista da trama, permitindo que o espectador fique imersos em todas as situações limite vividas pelo personagem. Um exemplo clássico deste subgênero é o filme O bebê de Rosemary (1968).



10.847 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page